O Curso

Os programas coordenados pelo LARES/ IE/UFRJ, são aprovados pelo MEC/CAPES e amplamente reconhecidos pelo mercado.
Uma vez aprovado no processo seletivo o aluno passa a contar com todas as vantagens que uma Instituição Federal de Ensino oferece tais como acesso ao acervo bibliográfico e a toda a estrutura da Universidade.


Seleção

A UFRJ aceita como alunos de pós-graduação portadores de diploma de Graduação Plena ou Tecnólogo.
A seleção dos candidatos é dividida em três fases: análise de documentação, análise curricular e entrevista.
Haverá avaliações por disciplinas e na defesa de projeto final de conclusão do curso. Aqueles que obtiverem avaliação satisfatória em todas as disciplinas e no projeto final, e tiverem freqüência mínima de 75% das aulas expositivas previstas por disciplina, receberão o certificado de especialista emitido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Condições para Aprovação

Ao término do curso o aluno deverá apresentar Trabalho Monográfico baseado na temática do curso. A nota mínima para aprovação do aluno em cada disciplina deverá ser igual a 7 (sete). Além da nota, a assiduidade é um importante indicador do interesse e dedicação do aluno. Assim, o aluno deve estar ciente que a freqüência em sala de aula é um dos elementos que faz parte da sua avaliação. Mínimo de freqüência exigida para cada disciplina: 75%.

Para os alunos dos cursos lato sensu, existe um prazo de 6 (seis) meses após o término das disciplinas para apresentação e defesa da monografia.


Carteira de Estudante

Os alunos do MBE recebem carteira de identificação da UFRJ.


Biblioteca

Os alunos do MBE têm acesso às Bibliotecas do Instituto de Economia e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) mediante cadastro na secretaria do LARES.


Estacionamento

Os alunos do MBE têm acesso ao estacionamento do campus após as 18h, mediante apresentação da carteira de estudante da UFRJ.


Transporte Integrado

O transporte coletivo e gratuito oferecido pela UFRJ, com linhas de ônibus planejadas e fiscalizadas pela Prefeitura Universitária, destina-se a toda comunidade acadêmica e demais usuários de serviços oferecidos pela universidade. É distribuído em dois tipos de linhas: Internas (Cidade Universitária) e Intercampi (partindo Cidade Universitária para as demais unidades da UFRJ e pontos estratégicos ao final das aulas do período noturno).
Os ônibus transportam passageiros de um extremo ao outro do campus, durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades de ensino, pesquisa, hospitalares, administrativas e de serviços, e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo o Alojamento dos Estudantes e a Vila Residencial.

Linhas Internas, veja AQUI.

Linhas Intercampi, veja AQUI.

Topo