professora posPor Míriam Maia, 25 de outubro de 2017.
 
A professora Pós-Dr Dalia Maimon, coordenadora do Laboratório de Responsabilidade Social e SustentabilidadeLARES/UFRJ  participou da 12º conferência anual da Réseau International de Recherche sur les Organisations et le Développement Durable (RIODD), realizado na Université Paris-Dauphine, França.
 
No dia 20 de outubro, a Pós-Dr Dalia Maimon apresentou o artigo Drivers of corporate social responsibility - Case study of companies that make up the USE BM & FBovespa (SRI of the Brazilian stock market), que analisa a incorporação de responsabilidade social em 35 empresas que compõem o ISE,  Índice de Sustentabildade Empresarial BM & Bovespa.
 
Este ano o evento tem como foco a discussão sobre “Quais as responsabilidades para as empresas?”, que possui realização anual e constitui-se num espaço de diálogo entre as ciências sociais e a sociedade, no qual geralmente são apresentados mais de cem artigos além de promover a discussão sobre as contribuições de cerca de vinte comentaristas de renome internacional em áreas associadas ao desenvolvimento sustentável, como, por exemplo, responsabilidade social corporativa, governança, negócios e sociedade, ética, globalização e regulação do capitalismo, comércio justo, financiamento responsável, empreendedorismo social, etc.

curso e oficina de prestacao de contasTemos a seguinte programação:

(06/10) Curso + Oficina de Captação de Recurso por Lei de Incentivo:
Este curso seguido de oficina visa ensinar como utilizar os recursos provenientes de incentivos fiscais em projetos culturais - com atenção especial para a Lei do ISS - a partir de uma metodologia que mescla a teoria e a prática.

(07/10) Oficina de Crowdfunding:
Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos, esta oficina se propõe a ensinar como utilizar o Crowdfunding para alavancar projetos culturais.

Se você é um Ponto de Cultura, uma ação local ou alguém que queira agregar esse conhecimento para projetos futuros, venha participar!

encontro economia vivaNo dia 12 de Julho, a Rede dos Pontos de Cultura do Município do Rio de Janeiro se reuniu no Ponto Tocando o Rio na Tijuca para o Encontro Economia Viva promovido pelo Pontão Economia Viva. Fomos recebidos com muito carinho pela Simone Colucci, uma das gestoras do espaço.

A pesquisadora Luana Vilutis compartilhou sua pesquisa sobre Pontos de Cultura e Economia Solidária. A Profª e Coordenadora do LARES, Dália Maimon Schiray, falou sobre sustentabilidade e um pouco da experiência de trabalhar com o Pontos durante os últimos 2 anos. Tivemos também a presença de Daniela Nunes, da Secretaria de Cultura do Município, e dos Pontões Arroios, Ekloos e Tear para esquentar o debate.

Como sempre, nosso encontro foi aberto ao público e pudemos contar com a presença também de ações locais e outras pessoas interessadas.

Por: Luise Martins

laresOs cursos de Master Bussines Economics (MBE) do Laboratório de Responsabilidade Social e Susutentabilidade do Instituto de Economia da UFRJ estão com inscrições abertas para 2016!

Você pode entrar em contato por email, telefone, realizar sua pré-inscrição no site na aba "Pós-Graduação" ou procurar a Raquel ou a Mônica na Secretaria do LARES.

 

curso e oficina de prestacao de contasNo dia 28 de junho de 2016 foi dirigido pela Professora Dália Maimon o Curso e Oficina de Prestação de Contas para Cultura. Foram debatidos e detalhados pontos importantes no processo de prestação de contas como formas de pagamento e comprovantes de despesas.  No final da aula os alunos participaram de uma oficina prática para elaboração de uma prestação de contas baseada nas planilhas da Secretaria Municipal de Cultura.

Essa parte do projeto é fundamental para concluir com êxito um ciclo de trabalho, além de servir bases e indicadores eficientes para uma possível melhoria futura. Entretanto, é determinante que se haja uma boa organização dos fluxos de caixa e das atividades para que, também, se possa fazer uma boa prestação de contas.

Subcategorias

Topo