Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o desenvolvimento da inovação social por parte dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, sendo é dividida em quatro partes. Inicia-se com a análise das principais abordagens da tecnologia social e da própria inovação social; em seguida, são apresentados os resultados do diagnóstico participativo realizado com os 50 Pontos de Cultura; na terceira parte demonstra-se a análise dos projetos culturais baseados na tese dos estágios de inovação das organizações (Caulier - Grice e Mulgan, 2010) e, por fim, busca-se saber se os aspectos da inovação social nas atividades promovidas pelos Pontos de Cultura vão contra a demanda por identificação e exploração de tecnologias desenvolvidas por organizações que atuam no setor cultural.
Os produtos desta pretende analisar o impacto positivo dos megaeventos sobre a Economia Criativa e em particular para o desenvolvimento de Territórios Criativos. Para tanto será estudado o entorno do Estádio do Maracanã que é constituído de dois bairros que se destacam no município do Rio como bairros intensos em Economia Criativa, São Cristóvão e Tijuca e pelo território em situação de vulnerabilidade social da Mangueira, com populações em situação de risco social, mas ricos em atividade cultural e berço da segunda Escola de Samba mais antiga do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira.
Nesta linha de pesquisa objetiva-se desenvolver metodologia e indicadores para promover a inclusão produtiva, em Territórios Criativos com populações em situação de vulnerabilidade social. Analisando, no campo da Economia e Gestão, adensamento, cadeias produtivas - redes formais e informais - e sistemas de governança. Verificando os fatores impulsionadores da Economia Criativa, as condições estruturais destes territórios e o tipo de qualificação técnica necessária para potencializar o empreendedorismo Cultural e Criativo.
Ementa
Essa linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos que visem identificar as consequências das tecnologias digitais no planejamento de produtos e serviços turísticos. Inovadoras possibilidades de interação com os participantes da cadeia de produção do Turismo potencializa novos canais de distribuição e de comunicação com o ingresso dos consumidores optantes por essa tecnologia.
Cursos
MBE Turismo, Economia, Gestão e Cultura.
A linha de pesquisa objetiva analisar criticamente os conceitos e práticas de ética e Governança Corporativa, refletindo sobre os seus efeitos sobre o estado atual do mundo. Consideradas um dos principais focos das discussões sobre alta gestão no mundo, a Ética e a Governança Corporativa vem exigindo uma maior atenção na criação de mecanismos de garantia para que os administradores e controladores atuem em consonância com as expectativas da sociedade. Esse fato imprime práticas que habilitem os gestores a enfrentar, de forma integrada, questões muitas vezes conflituosas no ambiente empresarial. Essa linha de pesquisa objetiva apresentar, através de uma visão interdisciplinar, análises e práticas dos temas Ética e Governança Corporativa a partir da teoria e da discussão de casos reais das empresas.
A linha de pesquisa em economia compartilhada visa analisar o protagonismo deste novo modelo econômico dentro do cenário das novas economias a partir de modelos de negócio que tem evidenciado novas relações de consumo fundamentadas nos princípios de desenvolvimento sustentável e na utilidade do ativo ao invés de sua posse. Desta forma, a pesquisa em andamento busca compreender como a economia compartilhada tem evidenciado que a servitização dos ativos produzidos para o mercado consumidor pode ser uma tendência para que empresas manufatureiras consigam se manter no mercado competitivamente. Assim, a presente pesquisa busca analisar a relação da economia compartilhada com o processo de servitização de alguns tipos de industrias. Para tal, será realizada uma pesquisa exploratória básica-estratégica na qual espera-se como resultado desvendar se a servitização fundamentada na economia compartilhada pode ser vista como inovação para outras áreas de produção e de consumo que não apenas as tradicionalmente estudadas como Uber, Zipcar e Airbnb.
Esta linha de pesquisa busca analisar, a partir do referencial teórico da Economia Sociológica, duas vertentes do chamado empreendedorismo social: Negócios Inclusivos e os Negócios Sociais. Os Negócios Inclusivos visam incluir as camadas mais pobres na economia de mercado, através da produção de produtos e serviços especialmente desenhados para os consumidores da base da pirâmide. Os Negócios Sociais são os realizados por empreendedores cujo principal objetivo é resolver um problema social, direcionando parte ou a totalidade de seus lucros para a solução destes problemas. O objetivo das pesquisas dessa linha é verificar, através de estudos de casos e pesquisa exploratória teórica, os modelos existentes deste tipo de empreendedorismo, verificar as principais diretrizes e declarações de negócios sociais genuínos, explorar as políticas e estrutura institucionais para o desenvolvimento da governança empresarial social com vistas à satisfação das demandas do desenvolvimento social.