Pontão de Cultura

 

Em 2015, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura, designou o LARES em parceria com a Fundação COPPETEC, Pontão Carioca de Cultura Economia Viva com o objetivo de fortalecer a Rede de Pontos de Cultura da Cidade através de ações de formação e mobilização. 

Entendem-se por Pontões de Cultura entidades com constituição jurídica, de natureza/finalidade cultural e/ou educativa, que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de Pontos de Cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes Pontos de Cultura.

Aqui você pode ver a lista dos 50 Pontos de Cultura atendidos pelo Pontão Economia Viva ou pesquisar no mapa abaixo.

Nome: Festa do Divino Espírito Santo – Comunidade Maranhense
Tema: Manifestações Culturais
Ferramenta de trabalho: Artesanato
Público: Adolescentes e jovens
Telefones: 2225-0355
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: acesse AQUI
Região: Centro
Bairro: Centro
Endereço: R. Senador Pompeu, 34, Sala 1 A

As atividades desenvolvidas pelo Ponto têm com objetivo manter as tradições culturais maranhenses como a Festa do Divino Espírito Santo, Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, e a Festa de São José de Ribamar. Para isso, realizam oficinas de bordado para confeccionar as vestes das festas e o couro do boi, ladainhas (cantos) e de confecção e toque de caixa. O Divinas Oficinas mantém ativo o bloco de carnaval Maranhense e sua atividade mais procurada e mais inovadora é a oficina “Bordando Memórias” que traz a técnica maranhense do bordado do couro do boi,até então desconhecida no Rio de Janeiro.

Topo