Teses e TCC

Orientador: Claudia Pfeiffer
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
O trabalho tem por objetivo principal iniciar uma reflexão sobre organizações que levam um trabalho social desenvolvido em um território específico para ser replicado em outro país, ou seja, outra conjuntura social, política, econômica e cultural, a partir da apresentação do caso do Viva Rio no Haiti, onde a organização atua desde 2004.

Nos dias de hoje grandes organizações como, Organização das Nações Unidas (ONU), Anistia Internacional, entre outras, atuam nos mais diversos países. Também existem normas que definem diretrizes para uma atuação socialmente responsável em todo o mundo, como a Norma Internacional ISO 26000. No entanto, muito pouco é estudado sobre casos como o do Viva Rio.

Sendo assim, este trabalho tem o intuito de avaliar como se deu a ida do Viva Rio para o Haiti, o que das suas táticas de atuação no Rio de Janeiro puderam ser replicadas e o que foi necessário passar por mudanças, sofrer alterações para melhor se adaptar às necessidades daquele país.

Essa ação no Haiti por parte da Organização Não Governamental (ONG) se deu devido ao fato da ONU encontrar uma grande dificuldade em envolver os haitianos em seu projeto de pacificação. Assim, as Nações Unidas, em 2004, convidou o Viva Rio para atuar na missão de paz no Haiti. Este convite foi feito pelo fato da organização possuir bastante prestígio na busca pela paz no Rio de Janeiro, cidade na qual atua. O que começou apenas com uma consultoria, hoje é uma eficiente operação em Bel Air, Cité Soleil, Bon Repos e Arcahaye, bairros do Haiti.

A apresentação dos resultados do trabalho está dividida em cinco capítulos. Um capítulo introdutório que evidencia que a ideia de Responsabilidade Social Internacional ainda é pouco difundida e a atuação de ONGs em países que não os seus de origem, desenvolvendo projetos, já realizados em seus territórios, muito pequena. No primeiro parágrafo trata-se do contexto da Responsabilidade Social Internacional, as práticas e críticas em relação ao tema. Em seguida, no segundo capítulo, o trabalho conta a história do Viva Rio, trabalhando especialmente a sua atuação no Brasil. No terceiro capítulo, apresenta-se o histórico do Haiti e o que fez com que o Viva Rio fosse atuar no país centro-americano. No quarto capítulo, analisa-se como o Viva Rio vem atuando naquele país, com base na perspectiva dos profissionais da organização. No quinto capítulo, são trabalhados os resultados advindos das ações da organização naquele país. Por fim, tem-se a conclusão fazendo uma análise crítica dessa atuação, se a experiência do Viva Rio foi importante para a sua atuação, o que da sua metodologia de trabalho pôde ser usado e o que teve que ser transformado para se adequar à nova realidade.

Orientador: Dalia Maimon
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
Este trabalho tem como objetivos pesquisar o potencial das Associações de Amigos de Museus como estratégia de captação de recursos, tendo como objeto de estudo de caso a Associação de Amigos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro buscando conhecer seu histórico, sua estrutura organizacional e funcionamento hoje. As conclusões têm como referências o contexto de criação das associações da sociedade civil, planejamento e diversificação de fontes de recursos, e exemplos internacionais de associações de amigos de museus.

Orientador: Cláudia Pfeiffer
Turma: -
Ano: 2011

Resumo
O presente estudo visou promover uma reflexão sobre a crescente realização de projetos como forma de trabalho no terceiro setor e as metodologias que poderiam contribuir para sua maior efetividade. Para isso, com base em pesquisa bibliográfica, foram apresentadas três metodologias: PMI e ZOPP – internacionalmente conhecidas e utilizadas, e SKOPOS, metodologia nascida recentemente que parece se adequar aos projetos sociais.

Orientador: Marcelo Augusto Gurgel de Lima
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
O turismo é considerado uma das principais atividades da atualidade. Além de sua importância econômica, seu caráter multidisciplinar o configura também enquanto um fenômeno, justamente por ser capaz de ressaltar relações interpessoais. Atrelado a isso, o turismo de experiência tem sido uma forma diferenciada de praticar a atividade, justamente por oferecer a possibilidade do encontro entre turistas e locais, além de buscar promover uma autenticidade na experiência. Já o consumo colaborativo tem se configurado como uma maneira nova de adquirir produtos e serviços sendo realizado através de troca, empréstimo ou doação e transformando a experiência do consumidor em algo significativo. Esse tipo de consumo tem se destacado atualmente em diversas áreas, incluindo o turismo. Um desses exemplos é o AIRBNB, uma empresa formada pela união entre o turismo e o consumo colaborativo e que busca propiciar para seus clientes uma experiência única e autêntica. Esse trabalho procurou descobrir se a plataforma colaborativa é capaz de oferecer a seus usuários uma experiência turística autêntica. Através da aplicação de questionários com dois grupos específicos, anfitriões e hóspedes, descobriu-se que os usuários da plataforma possuem diversas motivações para sua utilização, principalmente no que diz respeito a experiência que este proporciona.

Palavras-Chave: Turismo; Turismo de Experiência; Consumo Colaborativo; AIRBNB.

Orientador: Rita de Cássia Monteiro Afonso
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
O presente trabalho traz uma análise a respeito da autenticidade de um bem cultural quando acometido pela atividade turística, utilizando como foco de estudo os Desfiles das Escolas de Samba da cidade do Rio de Janeiro. A partir de uma perspectiva histórica demonstram-se as modificações sofridas pela manifestação cultural em seu processo de espetacularização (DEBORD, 1967) , motivadas pela regulamentação de suas práticas. Relaciona-se a regulamentação aos interesses econômicos dos atores envolvidos, sendo estes a esfera pública, as agremiações carnavalescas e o mercado turístico.

Palavras-chave: Samba, Desfiles, Autenticidade, Turismo, Cultura.

Orientador: Frederico Augusto Tavares Júnior
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
Esta monografia objetiva realizar uma análise descritiva dos dois primeiros anos do canal de TV online TV INES, destinado ao público surdo e a interessados na cultura surda, a partir da experiência da autora como roteirista e editora de texto nesse veículo. A ideia é expor o trabalho do canal, emitido em português e em Língua Brasileira de Sinais (Libras), cujos objetivos primordiais poderiam ser metaforizados por uma estrada de mão-dupla: o primeiro é servir de difusor de informação fundamental para os surdos, necessária para o fortalecimento de sua cidadania, mas que não chega facilmente a esse grupo, como temas de saúde, direitos, educação e política; o segundo objetivo é propagar a cultura surda brasileira, mostrando a visão desse grupo, sua língua e sua identidade aos ouvintes e surdos que assistem ao canal. A partir dos objetivos da TV INES, a autora estabeleceu como objetivo geral desta pesquisa realizar a análise da atuação dessa TV digital na internet, em especial seu serviço de streaming e Video on Demand (vídeo sob demanda), como ferramenta de inclusão social dos surdos. Por outra parte, os objetivos específicos desta monografia buscam responder três questões: como seria possível tornar mais eficiente a difusão de informação para os surdos dentro dessa TV; de que forma esse tipo de comunicação inclusiva garantiria a cidadania dos surdos; e como a TV INES poderia intensificar seu papel de receptora e multiplicadora da cultura surda, difundindo-a em igualdade de condições em comparação à informação produzida dentro dela por ouvintes. O método escolhido foi a análise de dados qualitativa, tendo como referência Laurence Bardin (1977) e como sujeitos os profissionais que trabalham no canal. Paralelamente, foi lançada uma pesquisa de campo, na qual um questionário de dez perguntas indaga as preferências televisivas de surdos, intérpretes de Libras e ouvintes, respondentes cooptados por meio das redes sociais e dos Centros de Apoio aos Surdos (CAS). A pesquisa está fundamentada com os conceitos de Inclusão/Exclusão, Surdez e Identidade Cultural, Cidadania, Comunicação, Convergência e TV Digital, tendo como referencial os estudos de Amartya Sen (2010), Manuel Castells (1999), Oliver Sacks (2010), Gladis Perlin (1998 e 2003), Carlos Skliar (1998), Nicholas Negroponte (1995), Henry Jenkins (2009), entre outros. Os resultados demonstram que a TV INES é vista pelo público como um instrumento de divulgação da cultura surda e de auxílio na construção da identidade desses atores. Também está no caminho para contribuir para a divulgação de informações fundamentais da sociedade “ouvicêntrica” entre os surdos. No entanto, precisa aprimorar a forma e a variedade de temas, além de começar internamente, dentro da própria equipe de produção, a ter uma representação maior de profissionais surdos.

Palavras-chave: Cidadania, Inclusão Social, Libras, Surdez, TV Digital.

Orientador: Prof. Ivan Bursztyn
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
Com o anúncio dos mega eventos, a cidade do Rio de Janeiro fortalece suas políticas públicas de segurança com as chamadas Unidades de Polícia Pacificadora, inicialmente implantadas nas favelas com maior proximidade dos principais pontos turísticos. Ao mesmo tempo, seguindo a atual lógica de mercado de turismo sustentável/ responsável, buscando a redução da pobreza e inclusão social das populações de baixa renda, a atividade turística surge como uma oportunidade para o fomento da economia destas localidades. Com base em estudos qualitativos, abordaremos o que é favela, sua relação com a cidade e projetos de políticas públicas para o fomento da economia local.

Palavras-chave: UPP, turismo, políticas públicas de turismo, favela.

Orientador: Ludmila Antunes
Turma: -
Ano: 2010

Resumo
Esse trabalho monográfico foi desenvolvido para pensarmos os possíveis efeitos do microcrédito no combate à pobreza. Por conseguinte, se buscou entender o incentivo durante o primeiro governo Lula ao programa de microcrédito. Para a realização deste trabalho, foi feio um apanhado bibliográfico, onde se buscou uma reflexão sobre o enfrentamento da questão social no Brasil, procurando entender as políticas sociais desenvolvidas de 2002 a 2006, em particular a política de microcrédito. Para isso a autora contextualiza a conjuntura que elas estão inseridas e faz uma reflexão acerca da questão do microcrédito apreendido a partir de agências multilaterais como instrumento eficaz de combate à pobreza tornando este um discurso hegemônico. O presente estudo procura fazer uma apresentação do texto “A nova Política Social no Brasil: Uma prática acima de qualquer suspeita teórica?” de Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna que dialoga com conceitos da teoria liberal e faz uma reflexão sobre as atuais formas de conceber no plano da reflexão acadêmica as políticas sociais no Brasil e no contexto internacional.

Orientador: Analice Araújo
Turma: -
Ano: 2014

Resumo
Diante do histórico social brasileiro e da necessidade das empresas contribuírem para a promoção do desenvolvimento, faz-se necessário uma reflexão dos métodos utilizados na implementação e acompanhamento de projetos sociais para melhoria dos resultados e impactos na sociedade.

Com base nesta questão, foi desenvolvida uma metodologia de Acompanhamento para o Desenvolvimento Humano, tendo como principal referência o conceito de desenvolvimento trabalhado por Amartya Sen, além de autores nacionais e internacionais para contextualizar o trabalho do profissional de Serviço Social diante das demandas sociais brasileiras.

Este trabalho tem a proposta de fomentar a reflexão sobre a importância de ações que promovam o desenvolvimento humano, através da educação e empoderamento dos participantes como meio de gerar desenvolvimento e oportunidades.

E a fim de tornar mais evidente a metodologia, será apresentado o case do Projeto Endesa Brasil Oportunidade, de formação para o trabalho que utiliza a metodologia e obteve ótimos resultados, como baixa evasão e alto índice de empregabilidade.

Como pano de fundo incita a reflexão sobre a importância da atuação do Serviço Social na formação da metodologia e dos seus instrumentos, e principalmente como o Serviço Social está diretamente ligado à promoção e garantia de direitos, na perspectiva do desenvolvimento humano.

Orientador: Lourdes Zunino Rosa
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
A drenagem urbana sustentável utiliza métodos de controle de escoamento superficial na fonte, como forma de reduzir o escoamento das águas pluviais, causado pela urbanização e pelas consequências das mudanças climáticas. A pavimentação em concreto poroso é um sistema que faz parte deste tipo de drenagem e sua utilização está aos poucos sendo difundida no Brasil. Neste estudo foram analisados os fatores responsáveis pelo aumento da ocorrência de enchentes, onde verificou-se que a tendência é o crescimento da urbanização e o aumento da frequência de tempestades, circunstâncias que os sistemas de drenagem tradicionais não estão sendo capazes de suportar, exigindo a construção de estruturas cada vez maiores e dispendiosas para drenar o grande volume de chuva. A cidade do Rio de Janeiro foi tomada como base pela constante ocorrência de enchentes e observou-se que os sistemas de drenagem empregados atualmente ainda funcionam com a ideia de escoar o mais rápido possível o volume de chuva para longe do local de origem, e suas regulamentações não exigem a implantação de métodos alternativos como o concreto permeável, nos lotes, calçamentos e ruas, tendo apenas alguns incentivos para sua inserção. A observação das características do concreto permeável mostrou que sua taxa de permeabilidade é bastante alta, sendo capaz de permitir a infiltração de um grande volume de águas pluviais rapidamente, além de apresentar uma ótima eficiência na remoção de resíduos contaminantes presentes nas águas do escoamento urbano, descartando a construção de grandes sistemas de drenagem subterrâneos e estações de tratamento de águas pluviais. Além dessas características, o concreto poroso apresenta outros benefícios para as áreas de implantação, garantindo o desenvolvimento urbano sustentável.

Orientador: Maria Cristina Salomão
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
Esta monografia estuda o processo de trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais junto às entidades do Terceiro Setor com preponderância em Assistência Social. Além disso, aborda a trajetória histórica desta política contextualizada à história do Terceiro Setor no Brasil e apresenta um estudo de caso junto à equipe técnica da CAPEMISA Instituto de Ação Social, lócus de ação profissional da autora. O estudo realizado pretende identificar as ações e serviços executados e a metodologia de trabalho empregada pelas assistentes sociais na entidade supracitada.

Palavras-chave: Processo de Trabalho; Terceiro Setor; Entidades de Assessoramento; Assistência Social; CAPEMISA Instituto de Ação Social.

Orientador: Carlos Murdoch
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
Sustentabilidade é um tema de interesse vital para a humanidade. No cerne desse interesse, pessoas, empresas, comunidades, organizações e países, em todo o mundo, são chamados a empenhar-se na busca e no conhecimento dos limites da própria existência.

Enfrentamos hoje alguns desafios de proporções enormes para atingir o desenvolvimento sustentável. A atual situação dos recursos naturais, largamente denunciada por organizações e instituições nacionais e internacionais, é o termômetro que dispara um alerta contra os sinais de falência apresentados pelo planeta. Por essa razão, empresas, o Governo e a sociedade civil têm percebido a urgência da mudança, e têm-se lançado em busca de soluções que provoquem a ruptura do modelo de degradação, ou que possibilitem a desaceleração de seu ritmo e efeitos.

Ainda hoje é possível encontrar no meio urbano situações notadamente não sustentáveis como: edificações sem conforto térmico/acústico que demandam elevado consumo de energia elétrica e a degradação de grandes áreas ambientais.

Hoje o mundo clama por soluções inteligentes e sustentabilidade, por isso o papel do arquiteto é atender as necessidades da sociedade, propondo alternativas inteligentes para os espaços sem perder o compromisso com o meio ambiente, a economia, a criatividade, o bem-estar e a qualidade de vida. Enfim, o arquiteto deve criar inovando hoje, lembrando do ontem sem deixar que os insumos e recursos acabem para o amanhã.

Partindo do pressuposto de que o ato de projetar deve se ajustar às transformações sociais e conceituais contemporâneas e aos novos requisitos advindos da busca pelo desenvolvimento sustentável, este trabalho realizou estudo sobre as características e os princípios do projeto sustentável em arquitetura e construção. Observou-se que a combinação da tradição (antigos saberes) e da inovação (novos saberes), voltada para tecnologia limpa, pode contribuir para que os projetos tenham como finalidade a sustentabilidade.

Este trabalho revela que a arquitetura sustentável contempla várias dimensões e que o processo para sua concretização é diferenciado, incorporando novas variáveis e apresentando vários desafios e perspectivas. A junção da tradição com a inovação pode fornecer lições e referenciais que rompam com as práticas usuais em arquitetura e possibilitar a eleição de alternativas mais sustentáveis para os edifícios e assentamentos humanos.

Esta pesquisa se propõe a integrar o conhecimento acumulado sobre sustentabilidade, na expectativa de que as conclusões alcançadas possam ser úteis para a teoria e a prática de projetos sustentáveis em arquitetura, contribuindo, assim, para a criação de habitats mais humanos.

Palavras-chave: sustentabilidade, construções sustentáveis, arquitetura sustentável.

Orientadores: Prof. Carlos Murdoch e Prof. Marcio Santarosa
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
A forma como a raça humana está consumindo os recursos do planeta Terra é insustentável. Cada vez mais este uso inconsequente está apresentando efeitos colaterais sobre o meio ambiente e seus habitantes. O que devemos lembrar é que nós também somos habitantes deste meio ambiente compartilhado. O modelo de consumo linear que vivemos estimula a extração, produção, uso e descarte e isso acarreta em maior geração de lixo, crescentes níveis de poluição e redução dos recursos naturais disponíveis. Outro problema, fruto deste ciclo é o aumento acelerado das cidades e a consequente redução do campo. À medida em que o cidade aumenta, a sua demanda por produtos também aumenta, levando a mais produção e mais descartes segundo o modelo corrente. O Metabolismo Urbano aliado à Economia Circular vem propor um modelo de consumo circular onde a redução de resíduos é maximizada e o reuso de materiais é otimizado. As cidades praticam este ciclo com o campo, promovendo uma relação sinérgica que garante a sobrevivência de ambos.

 

Orientadores: Carlos Murdoch
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
A utilização da energia elétrica no Brasil tem sido um tópico recorrente nos últimos anos em decorrência dos aumentos nas tarifas cobradas e das grandes obras de infraestrutura que tem sido feitas para suprir a crescente demanda por energia do país. As cidades são responsáveis em grande parte pelo crescimento dessa demanda, com edificações cada vez mais ineficientes. Para um desempenho mais eficiente dessas edificações, são necessárias análises detalhadas dos sistemas de climatização, iluminação e outros, para definir os pontos com maior impacto no uso da energia, além do desenvolvimento de políticas de mudança de hábitos do uso da energia. O objetivo deste trabalho é analisar brevemente a situação atual da produção e utilização da energia elétrica nas cidades, especificamente em edificações comerciais com sistemas elétricos ultrapassados e com pouca manutenção, mostrando opções para a eficiência do uso e diminuição do consumo da energia, utilizando cada vez menos energia bruta sem perdas em desempenho e conforto. Também são abordados tópicos sobre geração distribuída de energia por meio de fontes renováveis, para que se produza energia limpa e no local de consumo, aliviando assim o Sistema Interligado Nacional de energia e diminuindo a necessidade de grandes obras de infraestrutura para geração de energia, que causam grandes danos ambientais e sociais.

Orientador: Ana Lúcia Torres Seroa da Motta
Turma: -
Ano: 2013

Resumo
O design bioclimático tem como fundamento o projeto de construções que consigam equilibrar os ambientes externo e interno, proporcionando conforto para os usuários e o entorno, respeitando as características do clima local. O presente trabalho tem por objetivo estabelecer recomendações de elementos arquitetônicos para um projeto bioclimático aplicado no Rio de Janeiro, a partir da análise dos parâmetros climáticos da estação meteorológica localizada no bairro da Gamboa. As etapas do desenvolvimento do projeto contemplam o estudo das variáveis arquitetônicas e climáticas, a análise do clima do município estudado, o levantamento dos dados climáticos do local específico de estudo e a discussão dos resultados, com a demonstração de exemplos construtivos, ilustrando as recomendações. A inserção e análise dos dados climáticos são feitas a partir da metodologia proposta por Mahoney, que pré-estabelece um conjunto de tabelas, que por inferência, demonstram diferenciadas estratégias de projeto. O estudo contempla, como resultado, uma compilação de estratégias de projeto adequadas ao tipo de clima estudado, fornecendo instrumentos de auxílio para futuros projetos bioclimáticos.

Orientador: Laura Olivieri Carneiro de Souza
Turma: -
Ano: 2014

Resumo
Esta monografia pretende analisar a parceria realizada entre o Instituto Moreira Salles (IMS) e o Museu Sankofa da Rocinha de Memória e História, identificando os interesses e desafios de ambos, no âmbito desta relação institucional. O IMS é uma associação civil, sem fins lucrativos que investe em cultura e tem um vasto acervo patrimonial nas áreas de Música, Fotografia, Iconografia e Literatura, contendo documentos historicamente reconhecidos, os quais preservam a memória tradicional brasileira. O Museu Sankofa vem aos poucos se constituindo através do engajamento de moradores da Rocinha que lutam para que a sua história seja reconhecida, valorizada e difundida na memória da cidade. Este trabalho se propõe a lançar um olhar sobre esta parceria, no intuito de contribuir para a ampliação da Responsabilidade Social do IMS, no que diz respeito ao bairro da Gávea, onde as duas instituições estão situadas e podem vir a trabalhar colaborativamente num acervo comum.

Orientador: Maria Cristina Salomão
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo contextualizar e analisar a implementação da childline 123Alô! no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, pelo Instituto Noos, e seus resultados durante seus 5 anos de história. Para compreender as razões pelas quais se mostrou necessária a implementação de uma linha de ajuda para crianças e adolescentes, é preciso antes percorrer a história da infância e juventude no Brasil sob o ponto dos direitos humanos, desde o início do século XX até os tempos atuais. Após a conquista desses novos direitos mostrou-se o desafio seguinte: garantir que todas as crianças e adolescentes pudessem exercê-los em sua plenitude. Com esse mesmo objetivo o 123Alô! foi criado, inspirado nas childlines cujo modelo inicial foi desenvolvido na Índia. Em cerca de 20 anos a iniciativa transformou-se em uma rede global de linhas de ajuda, a Child Helpline International, que atualmente está presente em mais de 140 países e convidou o Instituto Noos a fazer parte dela. Os atendimentos recebidos são computados e transformados em estatísticas que identificam as maiores demandas do público ao qual se destina. O serviço se articula com a rede que compõe o Sistema de Garantia de Direitos previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pretende, a partir dos resultados obtidos com os atendimentos, colaborar para a fiscalização e manutenção das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Tendo o 123Alô! o caráter de projeto social, se mantém com patrocínios que têm data de início e de término pré-determinadas. A continuidade do projeto dependerá dos investimentos empresariais que serão direcionados à área de Responsabilidade Social.

Palavras-chave: crianças e adolescentes - 123Alô! - Instituto Noos - Responsabilidade Social - direitos.

Orientador: Marcio Santarosa e Carlos Murdoch
Turma: -
Ano: 2016

Resumo
A centralidade do tema da educação na sociedade moderna toma cada vez mais espaço dentro das representações governamentais e de toda a sociedade civil, infelizmente, dado a? dificuldade de acesso a um estudo de qualidade e em um ambiente digno e adequado diante da realidade tributária do país.

Tendo em vista a vida útil prevista para um edifício em concreto armado é de, no mínimo, 50 anos, torna-se central a questão da mudança de paradigmas do projeto de edifícios escolares no município, dentro de um período inferior a 3 décadas.

Assim, é proposta uma análise comparativa e qualitativa entre dois exemplares arquitetônicos (um CIEP e uma Escola Padrão) sobre seus projetos e, principalmente, sob a ótica da sustentabilidade do objeto construído, fator importantíssimo no que se refere à qualidade, retorno de investimentos (payback) impactos ambientais para a cidade.

Palavras-chave: arquitetura; CIEP; Escolas Padrão; Rio de Janeiro; Sustentabilidade.

Orientador: Marcelo Augusto Mascarenhas
Turma: -
Ano: 2015

Resumo
O presente trabalho faz uma análise do impacto da ferramenta “file” na empresa Abreutur. Para desenvolver nossa argumentação relacionamos a Teoria dos Sistemas com o Turismo e com o funcionamento de uma empresa, principalmente ao explorarmos ideia de que a alteração de um elemento influencia os demais, provocando uma mudança na estrutura. Entendemos que as interações entre essas partes são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. Assim os sistemas de informação cumprem um papel importante em mediar esta comunicação e integrar os dados pertinentes a cada setor. Tendo o “file” como exemplo de um software que executa tal função, analisamos dois períodos distintos da empresa, um antes da sua implantação e outro após. Nossa principal questão é identificar quais os benefícios o sistema de informação trouxe para a gestão da empresa.

Palavras-chave: Sistemas de informação, Turismo, Abreutur, Ferramenta File.

Orientador: Frederico Augusto Tavares Junior
Turma: -
Ano: 2014

Resumo
O Surf tem se desenvolvido e vem se tornando uma grande indústria de lazer com estimados 23 milhões de seguidores, ganhando um poder nas mídias no mundo a fora. Os seus praticantes, os surfistas, podem ser vistos como um segmento homogêneo caracterizado por todo um estilo de vida semelhante, independente de que parte do mundo venha, e principalmente por um interesse comum pela “busca das ondas”. Grande parte desses assíduos do mar viaja indiscriminadamente buscando essas ondas. Dentro desse mercado, além de todas as questões geográficas e naturais que interferem e compõem a Imagem dos Destinos Turísticos (TDI) do surf, os eventos de surf também interferem na região que são realizados. A pesquisa com natureza incipiente, vislumbrando incentivar pesquisas futuras, compreende a importância para as associações do segmento esportivo que visam a realização de campeonatos como forma de valorização do atleta e da região que o realiza. Ou ainda, como forma empreendedora impulsionante ao turismo. Nesse intuito, o trabalho utiliza como instrumento a coleta de dados na quarta etapa do ano de 2014 do campeonato mundial de surf (WCT) chamada Billabong Rio Pro realizada em maio do próprio ano, no Rio de Janeiro (Brasil) para que através da investigação do público presente possa-se reconhecer qual é a Imagem dos Destinos Turísticos de surf.

Palavras-chave: Estilo de vida, Comportamento, Turismo de Surf, Imagem dos Destinos Turísticos.

Orientador: Analice Araújo
Turma: -
Ano: 2010

Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar e identificar as ferramentas de gestão de responsabilidade social empresarial direcionadas ao público interno das empresas, bem como a importância deste público na implementação desta nova cultura empresarial. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica fundamentada através do método exploratório com a intenção de entender a realidade relacionada ao tema da Responsabilidade Social Empresarial e seu mecanismo de gestão voltado ao público interno. Para coleta foram utilizados livros, revistas, trabalhos acadêmicos e instituições que trabalham com o tema. Para melhor compreender a dimensão interna da responsabilidade social empresarial foram utilizados os Indicadores Ethos para o público interno: relação com sindicatos; gestão participativa; relações com trabalhadores terceirizados; compromisso com o futuro das crianças; compromisso com o desenvolvimento infantil; valorização da diversidade; compromisso com a equidade racial; compromisso com a equidade de gênero; política de remuneração, benefícios e carreira; cuidados com saúde, segurança e condições de trabalho; compromisso com o desenvolvimento profissional e a empregabilidade; comportamento frente a demissões e preparação para aposentadoria. Como resultado pode-se perceber que o conceito de responsabilidade social ainda está em construção, entretanto há elementos fundamentais que acompanham o conceito como a Ética, Transparência e a Governança Corporativa. Os autores têm uma preocupação em mostrar a importância do público interno neste processo, assim como todas as normas e certificações têm indicadores voltados para público interno. As empresas estão reconhecendo a importância dos seus colaboradores e o RH tem um papel fundamental no desenvolvimento de ações de responsabilidade social voltada para o público interno da empresa.

Topo